Quem Somos

Marinus Puro Linho

Desde 1988

No fim da década de 80 Marinus chega à São Cristóvão e dá início a  sua primeira loja de uniformes escolares. Em um breve tempo observou a grande demanda, e logo acrescentou a moda feminina à sua loja. Já o masculino veio por volta de 1990. Entre todos os itens de moda masculina, um tecido se destacava: o LINHO.
Tecido tradicional, utilizado desde a antiguidade. O linho fazia sucesso entre sambistas e boêmios do Rio de Janeiro, grandes nomes do samba fiéis ao linho, adotaram as roupas produzidas por Marinus.

Durante a década de 90 deu início à produção de roupas para Escolas de Samba para o Carnaval, começando inicialmente com as Escolas Unidos do Jacarezinho e Acadêmicos do Salgueiro.

A qualidade das roupas produzidas por Marinus caiu nas graças dos amantes do Carnaval.

Hoje Marinus Puro Linho atende à dezenas de agremiações do Rio de Janeiro e de outros estados. Já em 2009 deu-se início às vendas de figurino para carnaval para outros países.

 

História do Linho

O Linum Usitassimum, nome científico do linho, é uma planta herbácea que chega a atingir entre 80 cm a 120cm de altura e de um caule só com flor azul ou branca.

É composto basicamente de uma substância fibrosa da qual são extraídas as fibras longas para fabricação de tecidos, e, portanto, uma fibra natural.

Apesar de não se ter uma data exata da sua origem, relatos históricos revelam que a fibra do linho foi descoberta há mais de 8.000 A.C.

Há registros que comprovam seu cultivo desde 2.500 A.C. pelos egípicios que usavam o tecido para enrolar as múmias sob o significado de luz e pureza.

Há também menções no Novo Testamento – “a túnica de Cristo era de linho sem costuras”.

O linho é sinônimo de elegância e conforto. Sua fibra é muito mais forte e resistente que a fibra do algodão e tem alto poder de absorção de humidade, o que o torna um ótimo isolante térmico podendo ser usado no calor ou no frio.

Sua fibra é altamente resistente quando molhada, o que favorece a uma maior resistência a diferentes acabamentos têxteis e a fácil manutenção após a peça confeccionada.

Ele é antiestático e antialérgico, possui propriedades bactericidas e enfraquece a radiação.

Amarrotar é sua principal característica, o que o torna sofisticado e simples ao mesmo tempo por sua naturalidade.